Atualmente, o câncer é a doença que mais causa mortes no mundo. Alguns desses cânceres têm incidência aumentada em determinadas famílias. Cabe ressaltar que até 5% de todos os tipos de neoplasias existe de uma herança genética mendeliana bem definida (Síndrome do câncer hereditário - conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos). E em geral do tipo autossômico dominante, com 50% de risco de transmissão para a prole a cada gestação, independente do sexo. Sabe-se que o câncer hereditário se relaciona à determinadas características, como:
Os testes genéticos são exames que investigam o DNA com a função tanto de auxiliar no diagnóstico, quanto de traçar o provável desenvolvimento de doenças hereditárias.
Quem deve fazer esse exame?
Sempre após um aconselhamento genético, são indicadas para realizá-lo pessoas que possuem histórico pessoal ou familiar que sugere um risco de câncer ou outras doenças que podem ser herdáveis, como malformação congênita, aborto de repetição e deficiência intelectual.Os resultados são base para um futuro mais tranquilo e, se necessário, a escolha do tratamento mais eficaz, estabelecendo maior segurança à probabilidade de resposta e minimizando o aparecimento de efeitos colaterais.
A Neoclínica possui uma estrutura especializada para investigar as causas genéticas e realizar um acompanhamento adequado para cada membro da família em função dos resultados, tomando medidas de diagnóstico precoce e de prevenção.
A genética a favor de uma vida mais leve e sem surpresas!
A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.