Apesar de serem raras, o grupo de doenças oncológicas infantis representa a primeira causa de óbitos entre as crianças e adolescentes.
Com o passar do tempo e a qualificação de equipes interdisciplinares, as chances de cura para pacientes com câncer na faixa etária pediátrica aumentaram. Os pacientes infantis respondem melhor ao tratamento e as chances de cura são maiores (comparado com o público adulto), por isso o diagnóstico precoce é tão importante.
Muitas vezes, os sintomas do câncer infantil são confundidos com doenças comuns da infância. É importante que pais e responsáveis fiquem atentos aos seguintes sinais:
- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
- Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
- Fadiga ou mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação
A criança deve ser cuidada de forma diferente, considerando, especialmente suas dores, emoções e necessidades específicas.
23/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.