A medicina de precisão nos permite a chance de saber se o câncer de mama ou o histórico familiar do câncer de mama ocorre por conta de uma mutação genética hereditária, passada entre as gerações de uma família.
De maneira geral, a maioria das mulheres com câncer de mama não tem uma mutação genética - apenas 5 a 10% dos diagnósticos da doença estão relacionados com mutação genética hereditária.
Mas nos casos em que a mutação genética está presente no histórico família, o risco de desenvolver o câncer de mama ao longo da vida pode aumentar em 20-50%.
Existem diversas mutações genéticas hereditárias que aumentam o risco de câncer de mama e ovário, sendo as mais comuns aquelas nos genes BRCA1 e BRCA2. A presença dessa mutação pode estar associada com o desenvolvimento de outros tipos de canceres, como risco de câncer de ovário, pâncreas, próstata e melanoma (um tipo de câncer de pele).
Neste caso, o teste genético é indicados para aquelas mulheres com risco aumentado para uma mutação genética:
- com familiares com mutação no gene BRCA1/2 ou outra mutação no gene de alto risco associada ao câncer de mama
- histórico pessoal ou familiar de câncer de mama aos 45 anos ou menos
- histórico pessoal ou familiar de câncer de ovário, câncer de pâncreas ou câncer de próstata avançado em qualquer idade
- histórico pessoal de câncer de mama, entre outro fatores
O teste genético é orientado pela nossas médicas geneticistas, caso os resultados sejam úteis para evitar surpresas no futuro, tanto a paciente quando aos seus familiares.
Previna surpresas, pois quanto antes você se cuidar, melhor!
A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.