Atenção Farmacêutica

Consiste no acompanhamento dos pacientes em tratamento oncológico, enfocando o uso adequado e seguro das medicações e o monitoramento de seus efeitos adversos.

Núcleo de Atenção ao Cuidador

É a atuação da Psicologia e da equipe multidisciplinar junto ao grupo de cuidadores informais de pacientes oncológicos; trata-se de um espaço com suporte emocional para troca de experiências e aprendizado quanto ao cuidado do paciente com câncer.

Consulta de Enfermagem

Consiste no processo de enfermagem através do qual o atendimento, de forma sistematizada e planejada, é realizado pela enfermeira, usando como referência um roteiro de atendimento; a consulta de enfermagem proporciona aos pacientes e seus cuidadores esclarecimentos e orientações acerca do tratamento oncológico.

Quimioterapia

É o tratamento medicamentoso com as seguintes funções: atuar nas células dos tumores, destruí-las, impedir o crescimento e avaliar os sintomas causados pelo desenvolvimento do tumor; a quimioterapia pode ser realizada antes ou depois da cirurgia, ou ainda de forma isolada, sem que haja indicação cirúrgica; pode também ser feita em conjunto com outro tratamento, como a radioterapia.