A Medicina de Precisão, em busca de melhorar o diagnóstico de doenças graves e complexas, auxilia na prevenção e no tratamento individualizado de maneira mais assertiva. Com foco em cada um, é possível determinar padrões específicos por meio do estudo da Genética.
Para contextualizar, a Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações por meio dos genes, a menor unidade de informação das células. Trata-se de um segmento de DNA, que codifica uma proteína específica ou um segmento de proteína (ou molécula de RNA) e possui “instruções” que coordenam característica hereditárias do desenvolvimento e funcionamento de cada ser vivo.
Alterações na sequência normal de genes pode ou não ser prejudicial à saúde da pessoa. A maioria delas não são prejudiciais, mas, algumas podem ser transmitidas de geração a geração, hereditariamente, alterando o funcionamento normal de um gene e aumentar, por exemplo, o risco de desenvolver algum tipo de câncer
Estima-se que entre 5% e 10% de todos os cânceres são hereditários, ou seja, são diretamente causados por alterações genéticas hereditárias. Nascer com um gene alterado é o fator mais importante para suspeitar que existe um componente herdado no desenvolvimento de um câncer. Neste caso, deve-se avaliar:
A análise destes fatores permitirá que seu médico faça o diagnóstico de câncer hereditário e defina se é apropriado realizar testes genéticos.
O teste genético permite que você possa identificar se possui uma alteração genética em um dos genes associados a um tipo de câncer. Os resultados são base para a escolha de qual o tratamento é mais eficaz, estabelecendo maior segurança às probabilidade de resposta e minimizando o aparecimento de efeitos colaterais. Pessoas com história pessoal ou familiar de câncer, malformação congênita, aborto de repetição, deficiência intelectual, são indicadas para realizá-lo.
Há dois anos a Neoclínica possui uma estrutura especializada para investigar as causas genéticas e realizar um acompanhamento adequado para cada membro da família em função dos resultados, tomando medidas de diagnóstico precoce e de prevenção, se for o caso.
Clique aqui e saiba mais sobre as Doenças Genéticas mais comunsA Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.
Especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das neoplasias malignas (cânceres) em geral.
Especialidade que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem as células do sangue e da medula óssea, inclusive as neoplasias hematológicas malignas.
Atuação médica que investiga a causa hereditária para o surgimento do câncer, assim como avalia o perfil molecular expresso pelo tumor para fins prognóstico.
Especialidade médica que se dedica ao tratamento clínico e cirúrgico das doenças benignas e malignas da mama, tendo como prioridade dedicar-se diretamente às estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico do câncer.
Especialidade médica focada no tratamento do câncer com o uso da radiação ionizante.
Especialidade da Psicologia que se dedica a trabalhar com as reações emocionais do paciente com câncer, de seus familiares ou de seus cuidadores.
Especialidade da Enfermagem que se dedica a oferecer atendimento de forma sistematizada e humanizada ao paciente com câncer.
Área de atuação farmacêutica nas atividades de manipulação, aquisição e gerenciamento de quimioterápicos, as quais garantem a qualidade dos procedimentos.
Especialidade em nutrição que visa à prevenção e auxílio ao paciente durante e após o tratamento oncológico.
Área que tem como foco o atendimento de pacientes oncológicos que estão frequentemente sobre risco de complicações orais decorrentes da quimioterapia e da radioterapia através de medidas preventivas.
É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem (INCA).
O estudo da genética busca melhorar o diagnóstico de doenças graves e complexas, auxiliando na prevenção e no tratamento individualizado de maneira mais assertiva! Além do câncer, investigamos a causa genética ou hereditária de outras doenças como neurológicas, nefrológicas, cardiológicas, além de infertilidade e malformações congênitas.
A ciência nos auxilia em busca de uma vida mais leve e sem surpresas! Como parte da Medicina de Precisão, o estudo da genética busca melhorar o diagnóstico de doenças graves e complexas como o câncer, auxiliando na prevenção e no tratamento individualizado de maneira mais assertiva! Além do câncer, investigamos a causa genética ou hereditária de outras doenças como neurológicas, nefrológicas, cardiológicas, além de infertilidade e malformações congênitas. Com uma equipe multidisciplinar, estamos preparados e estruturados para acolhê-los.